terça-feira, 12 de abril de 2011

OFICINA DE ARTICULAÇÃO SOBRE O DIA MUNDIAL SEM TABACO

Com o objetivo de elaborar estratégias de ação para o cambate ao tabagismo, foi realizado hoje, 12 de abril de 2011, no auditório da II URSAP, uma oficina de articulação sobre o dia mundial sem tabaco tendo como público alvo técnicos das secretarias municipais de saúde e técnicos das secretarias municipais de educação dos municípios jurisdicionados à II URSAP.
No acolhimento, relaxamento conduzido com enfoque na respiração que teve como expositora/condutora a odontóloga e terapueta holística Drª Maria de Fátima Ferreira Araújo.
Um dos temas exposto na oficina foi "Diagnóstico situacional das ações de controle do tabagismo", apresentado pela Drª Lizabeth Guimarães Damascena que é fisioterapeuta e membro do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis-DANT, da Secretaria de Estado da Saúde Pública-SESAP.
O outro tema foi "Avaliação da legislação vigente sobre tabagismo" com enfoque na Lei Federal 9.294/96 e na Lei Municipal 2.533/2009(Mossoró) e que foi exposto pela também membro do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis-DANT, da Secretaria de Estado da Saúde Pública-SESA, a nutricionista Drª. Angélica Freitas da Silva.
A coordenadora do programa de tabagismo na II URSAP, a Técnica de Enfermagem Maria Nilma Gomes Fernandes e as apoiadoras técnicas Maria Cosme(Marise) e Marlúcia Gonzaga Gê esteveram à frente da realização desta oficina articulando e interagindo nas atividades com os participante e expositores.


Por Erialdo

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ARTIGO PUBLICADO EM JORNAL

Foto: Fuji Film Digital
A psicóloga e psicoterapeuta Drª Patrícia Cunha Almeida, que é especialista em terapia familiar sistêmica e acompanhamento para cirurgia bariática(da obesidade) e que é nossa colega aqui do Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho da II URSAP, teve artigo publicado neste domingo na coluna Você pergunta, nós respondemos do caderno Sua Vida Mulher do Jornal De Fato.
Drª Patrícia respondeu perguntas dos leitores sobre separação e filhos e também sobre novos relacionamentos e a condição e madrasta.
Profissional das melhores, Drª Patrícia Cunha Almeida, dá dicas de como se portar diante destas duas situações. Recomendo à leitura.
Drª Patrícia Cunha Almeida faz atendimentos em seu consultório na Clínica Drª Verônica, aqui em Mossoró.

Por Erialdo

PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM É LANÇADO PARA REGIÃO PELA II URSAP

Neste dia 05 de março de 2011 será lançado no auditório da II URSAP o PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM.
Um seminário para a implantação do programa acontecerá a partir das 8h00, tendo como público-alvo são os secretários municipais de saúde da região Oeste.
O urologista Dr. Masami Okamoto fará esplanação sobre o câncer de próstata e em seguida os membros do Grupo de Trabalho da Saúde do Homem da Sesap, urologista, Oscar Jácome e o sanitarista, Hugo Mota, apresentarão a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Coordena o Programa Saúde do Homem na II URSAP a assistente social, Maria Neire Santiago, apoiada pela técnica e assistente social, Lúcia Oliveira.
A gerente da II URSAP, Iranilde Oliveira Campos acredita que o engajamento dos três níveis de governo, ong's, empresas e sociedade irá culminar com o sucesso da política.
O Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem em 2009, mas só agora ela é efetivada aqui na região Oeste do Estado.

Por Erialdo