A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP/RN), através do Programa Estadual de Saúde Mental e a II Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP) realizam dia (20) de setembro de 2011, das 7h30m às 12h, no auditório da II URSAP, um Treinamento sobre Álcool e outras Drogas, com os profissionais que trabalham com a demanda de álcool e outras drogas, especialmente os da Atenção Básica e equipes dos CAPS das II e VIII Regiões de Saúde.
São palestrantes do evento o coordenador do Programa Estadual de Saúde Mental, psiquiatra Adriano Marques Araújo Souza e a consultora em álcool e drogas, Márcia Biegas.
Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Mental da II URSAP, assistente social, Liduina Cavalcante Rebouças serão discutidos no evento, conceitos e substâncias psicoativas (drogas lícitas e não lícitas) como também acolhimento e tratamento, sendo este de grande importância para todos os profissionais que trabalhem com a demanda de álcool e outras drogas, visto o cenário epidemiológico crescente que se apresenta na nossa região.
"A questão das drogas é crescente e evidente em todas as classes sociais, daí a necessidade desses profissionais terem uma capacitação específica para atuar nessa área, por serem pacientes diferenciados, a importância do cuidado facilita a adesão do usuário ao tratamento", informa Liduína Rebouças.
"O acolhimento/tratamento apresenta-se como organizador dos serviços de saúde, visando o acesso universal, a melhoria na qualidade da assistência, favorecendo a relação usuário/trabalhador e desta forma, ampliando a intervenção", destaca a coordenadora.
"É fundamental centrar os portadores de transtorno mental como sujeitos de direitos e de desejos, cidadãos singulares que venham a viver e conviver em sociedade, visando sempre à integralidade e resolutividade nos atendimentos, que organize e incentive a rede de serviços substitutivos, ou seja, expandindo a atenção psicossocial", falou Liduína Cavalcante Rebouças.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP – DRT PB 604
Por Lucélia Silva