Foi realizada nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, no auditório da II URSAP, uma palestra sobre Política de Saúde do Trabalhador, Prevenção de Acidentes e Ergonomia.
A Equipe do NURSAT/II URSAP, discorreu sobre saúde do trabalhador, acidentes de trabalho e ergonomia.
Vera Cristina Vale, especialista em saúde do trabalhador, falou de doenças de Notificação Compulsória de acordo com a Portaria nº 104, 25 de janeiro de 2011 citando como exemplo: acidente de trabalho com mutilações, acidente de trabalho em crianças e adolescentes, acidente de trabalho fatal, acidente com exposição a material biológico relacionado ao trabalho e outros agravos relacionados e considerados dentro das ocorrências de acidentes do trabalho.
O Engenheiro de segurança do trabalho, Leonardo Araújo Pansard, versou sobre acidentes de trabalho com material biológico, que se constituem em emportante problema de saúde dentre os acidentes de trabalho citando a necessidade de medidas preventivas e não apenas pós-exposição que não são totalmente eficazes.
“educar o trabalhador para se familiarizar com medidas de prevenção de modo que os mesmos possam fazer emprego dessas medidas adequadamente evitando assim acidentes e reduzindo riscos”, disse.
Drª Glaryanne Queiroz, que é terapeuta ocupacional, enfatizou a ergonomia, tratando de postura e comportamento para a melhor qualidade no trabalho e de vida do servidor dentro e fora do ambiente de trabalho, mostrando de forma interativa e em linguagem clara o be-a-bá da postura que cada um deve ter e fazer-se utilizar para poder evitar danos ao corpo e a mente, já que distúrbios físicos podem provocar danos irreparáveis ao corpo levando assim, o indivíduo a distúrbio neuro-psicológicos.
A finalidade da ergonomia é aumentar a eficiência humana, através de dados que permitam que se tomem decisões lógicas", disse a terapeuta ocupacional, Glaryanne Queiroz.
Por Erialdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.