domingo, 29 de maio de 2011

VEM AÍ O FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO

Olá pessoal, está vindo aí o FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO com foco em acolhimento.
Acontecerá em Natal/RN dia 1º de junho e em Mossoró dia 3 de junho.
em Natal será no PraiaMar Hotel em Mossoró será  na UNP.

Por Erialdo

segunda-feira, 16 de maio de 2011

DIA 18 DE MAIO - DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICONIAL

Liduína Cavalcante Rebouças é Coordenadora do
Programa de Saúde Mental da II URSAP
Foto: CEDIDA
18 de maio é comemorado em todo o Brasil o dia NACIONAL DA LUTA ANTIMANICONIAL, esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo. Sua origem ligada à reforma sanitária que teve início nos anos 70 a qual resultou na criação do SUS.
A Reforma psiquiátrica, definida pela Lei 10.216/2002 como diretriz de reformulação do modelo de atenção à Saúde Mental pautada na desistitucionalização dos manicômios//hospitais psiquiátricos para uma REDE DE ATENÇÂO PSICOSSOCIAL, estruturadas em unidades de serviços comunitários e abertos, constituindo-se em um conjunto de iniciativas políticas, sociais, e jurídicas que visam à substituição gradativa por uma rede territorial de serviços que inclui centros de atenção psicossocial (CAPS I, II,III, Capsi, Capsad).
Os CAPS são dispositivos que buscam integrar o indivíduo a sociedade de forma produtiva e participativa a ambientes sociais, culturais onde se desenvolve a vida cotidiana e familiar, centros de convivência e cultura assistidos, cooperativas de trabalho protegido (economia solidária), oficinas de geração de renda e residências terapêuticas que são casas localizadas em no espaço urbano que serve de moradia para as pessoas com transtorno mental egressos dos referidos hospitais psiquiátricos e perderam vínculos com os familiares.
O Caps III que devem funcionar 24 horas com leitos noturno para dar suporte a portadores de transtorno em situação de crise, NASF 3 – núcleo de apoio aos programa de saúde da família com ênfase a atenção integral aos portadores de transtorno mental álcool e outras drogas, programa de volta para casa o qual consiste em oferecer um a bolsa aos doentes mentais egressos de hospitais psiquiátricos.
Casas de apoio transitórios são destinadas a abrigar os pacientes por um período de até 40 dias, Leitos em Hospitais Gerais com leitos especiais para urgências e emergências aos portadores de transtorno mental álcool e outras drogas, descentralizando e territorializando o atendimento em saúde, conforme previsto na Lei Federal que institui o Sistema Único de Saúde no Brasil.
Importante salientar que o papel dos serviços substitutivos é acabar com os manicômios num processo gradativo e dedicar cuidados aos pacientes, com humanidade, tratando a saúde e cidadania como um direito de todos os pacientes portadores de sofrimento mental, mas que todos esses dispositivos sejam implantados e com responsabilidade para que assim possam valer os princípios do SUS, a universalidade, a equidade, ou seja, centrar os portadores de transtorno mental como sujeito de direitos e de desejos, cidadãos singulares que venham a viver e conviver em sociedade, visando sempre a integralidade e resolutividade nos atendimentos que organize e incentive o trabalho em rede intersetorial e em todas as esferas dos governos, expandido sempre a atenção psicossocial.

Maria Liduína Cavalcante Rebouças
Assistente Social
Coordenadora Regional do Programa de Saúde Mental da II URSAP

Por Erialdo

V SEMINÁRIO NORTE-RIOGRANDENSE SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR


PÚBLICO-ALVO: Profissionais e pesquisadores da área de segurança e saúde no trabalho, profissionais de recursos humanos, dirigentes sindicais, membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e demais envolvidos com a temática.

OBJETIVOS: Apresentar e discutir questões atuais relacionadas à temática saúde x trabalho, tendo em vista as novas tecnologias e as mudanças profundas ocorridas no mundo do trabalho; - Possibilitar o intercâmbio e a troca de experiências entre profissionais e instituições que têm interface com a área de segurança e saúde do trabalhador.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: CEMURE - Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves Av. Coronel Estevam, nº 3.705, Bairro Nossa Senhora de Nazaré, Natal – RN.

OBSERVAÇÕES: Inscrição a confirmar mediante doação de 2Kg de alimentos não-perecíveis durante o credenciamento (dia 24 de maio); - Os certificados de participação estarão disponíveis na secretaria do evento a partir das 10 horas do dia 27 de maio.



PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO

Serviço Social da Indústria - SESI/DR/RN
FUNDACENTRO / Pernambuco
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE/RN
Ministério Público do Trabalho - 21ª Região
Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST/RN
Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST/Natal
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Universidade Potiguar - UNP
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI
Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis - CTGAS/ER
Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho - ANPT


Por Lucélia Silva

quinta-feira, 12 de maio de 2011

DIA DA ENFERMAGEM OU DO(A) ENFERMEIRO(A)

Foto: http://www.turboscraps.com/
Hoje é o dia da enfermagem ou do(a) enfermeiro(a).
O blog parabeniza a todos(as) que no seu dia-a-dia estão sempre a cuidar de vidas.

Por Erialdo

quarta-feira, 11 de maio de 2011

DICA SOBRE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)

Você sabia que pode tomar alguns cuidados para evitar de sofrer um AVC?
Eis algumas dicas:
  • Alimentos gordurosos e muito salgados;
  • controlar o estress;
  • Manter o nível o colesterol abaixo de 200mg/dl fazendo uma dieta equilibrada e exames regulares para saber as dosagens;
  • Evitar o fumo e o excesso de bebida alcóolica;
  • Controlar a pressão arterial;
  • Se já é hipertenso e faz uso de medicamentos, tomar de acordo com a prescrição médica e o medicamento correto;
  • Fazer exercícios físicos com acompanhamento e um profissional;
Além de tudo isso, não se descuidar da visita ao médico periodicamente.
Pense nisso, tá.

Por Erialdo.

terça-feira, 10 de maio de 2011

BODAS


Foto: http://www.tanabocadopovo1000.blogspot.com/ 

Há exatos 25 anos atrás era inaugurado o Hospital Regional Tancredo Neves.
E o que era o Hospital Regional Tancredo Neves?
Um hospital regional criado para atender a população crescente de Mossoró e região! 25 anos se passaram.
Hoje o Hospital Regional Tancredo Neves tem o nome de Hospital Regional Tarcísio Maia em homenagem ao ex-governador do Rio Grande do Norte.
Nesse tempo, muitas vidas por ali passaram. Retornando ou não. Muitos foram os que ali encontraram o alívio a suas dores, ou simplesmente viram o esfacelamento inevitável de seus entes. Muitos ali começaram como servidores públicos é o caso deste escrevinhador. Muitos que começaram lá ainda estão. Servindo e sendo servido pelo Hospital Regional Tarcísio Maia.
E o que falar dessa “casa”?
Simples e ao mesmo tempo complexo!
O Hospital Regional Tarcísio Maia abriga com suas dificuldades a maior rede de atendimento público do SUS da região oeste e adjacentes. É claro que tem dificuldades. É claro que não é o modelo de atendimento que queremos para a saúde pública. É claro que tem muito a melhorar e esperamos não demore mais 25 anos, mas, temos a certeza que muito foi feito. Independentemente de quem ou como, o Hospital Regional Tarcísio Maia fez e continua fazendo pela saúde pública desta cidade, desta região e este Estado.
Pensar hoje Mossoró sem o Hospital Regional Tarcísio Maia é não saber definir como seria ou como estaria a população que depende do atendimento público para sanar suas mazelas.
O Hospital Regional Tarcísio Maia hoje precisa de reforma física para um alongamento de sua estrutura que venha agregar espaços para abrigar o já existente e novos serviços. Mas não é só reforma física, também reformas no pensar, no administrar, no fazer, no servir. É claro que todos tentam dar o melhor de si para que isso aconteça. Mas o Hospital Regional Tarcísio Maia precisa ser elevado à categoria de indispensável, de fundamental e para isso temos que não só buscar nele eficiência, mas também darmos a ele essa eficiência para que ele se torne cada vez mais eficaz ao seu propósito que é dar atendimento de qualidade a quem procura.
Como ex-funcionário do Hospital Regional Tarcísio Maia, quero expressar meu orgulho por ter feito parte do seu início e respeito por todos os colegas que comigo começaram e ainda estão ou os vieram depois de mim, com a certeza de que nesses 25 anos muitas histórias e estórias foram contadas sobre este hospital, mas que nenhuma é tão grande quanto o fato de sua existência e sua valia para todos.
Parabéns ao Hospital Regional Tarcísio Maia. Parabéns aos seus servidores de todas as áreas. Parabéns a Mossoró e toda região pelo bem que receberam e que ainda nos serve.
Essa Boda não é só simbologia. É história, é trabalho, é luta, são vidas que vieram e ficaram. Outras que passaram, mas que deixaram registro de suas passagens por este hospital.

Por Erialdo.

domingo, 8 de maio de 2011

HOMENAGEM ÀS MÃES!!!

São todas iguais. Algumas mudam apenas o nome. Os filhos mesmo já sendo crescidos pra elas são criancinhas. Meu bebê. É assim que chamam. Guardam em si o desejo que os filhos delas não se apartem e se logo eles partem, aí cai um pedaço do mundo. É que elas em seu íntimo, querem protegê-los.
Vejam como é: Quando o filho é bebê, ninguém sabe cuiar bem. Se o filho adoece ou sofre algum contratempo é aquele sofrimento querendo achar o culpado. começam então os "SE":
Se não tivesse deixado; se não tivesse ficado; se não tivesse ido embora; se não tivesse lá fora; se não tivesse pulado; se não tivesse comido, e por aí vai. Culpam o pai, a tia que veio visitar. A avó, vai se queixar: "se fosse eu tinha evitado". E assim são todos os dias. Um ano, outro ano. O filho cresce um bocado. Vira menino levado e ai ninguém mais segura. Só a mãe é que atura. E o filho a essa altura já é um adolescente, rapaz ou moça talvez. Meu menino. Minha menina. Sabendo ela que sua sina é sempre amar e amar, e de seus filhos sempre cuidar, não importando a idade deles. E aí o coração se alarga cada vez que um diz "MAMÃE". Ela se desabrocha exalando seu perfume, seu aconchego, seu carinho.
Diga-me: É ou não é assim? Estou mentindo? Tô não, né? É que coração de mãe é alegria, é amor, é desprendimento da vida pela vida. É o sorriso na dor, é o excesso de amor, mas é cima de tudo:
É MÂE!
Homenagem do Blog a todas as mães em especial as servidoras públicas da saúde lotadas na sede da II URSAP e dos municípios jurisiconados.

Por Erialdo

quinta-feira, 5 de maio de 2011

DE ANIVERSÁRIO!


Nairma Filgueira

Dulcicláudia Freitas
Hugneide Ferreira
Hoje é dia especial para as três servidoras da II URSAP:
A psicóloga Narima Carvalho, a técnica do Setor Financeiro Dulcicláudia Freitas e a técnica da Equipe Técnica Hugneide Ferreira.
A familia e os amigos preparando festa e o blog deseja saúde, paz e sucesso.

Por Erialdo

quarta-feira, 4 de maio de 2011

ESPIRITUALIDADE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Uma dica:
A qualidade de vida no trabalho perpassa por vários aspectos que formam o conjunto de atitudes e ações do indivíduo trabalhador.
A espiritualidade é um desses aspectos.
Ser um indivíduo espiritualista nos dá o equilíbrio de nossas relações inter e intra pessoais com os demais colegas de trabalho.
Partindo dessa premissa, faz necessário entendermos o que é espiritualidade.
O primeiro erro ao tentar definir ou entender a espiritualidade é confundi-la com religião.
Pense nisso.

Por Erialdo.

terça-feira, 3 de maio de 2011

NOMEAÇÃO


Especialista em RH, Gislane Jácome e a psicóloga Ana Cristina que assumimiram a
Chefia de Recursos humanos e a Chefia da Divisão Administrativa da II URSAP respectivamente.
 A Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini nomeou as Chefias de Recursos Humanos e de Divisão Administrativa da II URSAP.
Para o Recursos Humanos foi nomeada Maria Gislane Augusto Jácome, especialista em RH pela UNP.
Já para chefia a Divisão Administrativa, foi nomeada Ana Cristina Cândida de Medeiros Maia, psicóloga que atuava no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Mossoró.
O Blog deseja as duas, sucesso na nova empreitada.

Por Erialdo

CONVITE!

O Grupo Auxiliar de Saúde Mental da SESAP/CPS/SUAS/GASM, através do tecendo Redes da Rede HumanizaSUS, enviando convite para participar da comemoração do Dia Nacional da luta Antimanicomial, que será realizado no dia 18/05/2011, das 08h30 às 16h00, no auditório da Universidade Potiguar – UnP, situado na Av. Floriano Peixoto, 295 – Natal (RN).
É isso mesmo, temos que participar, divulgar e apoiar iniciativas e momentos como estes.

Por Erialdo