sábado, 31 de dezembro de 2011

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

REUNIÃO TÉCNICA PARA PLANEJAMENTO DE ESTRATÉGIAS E AÇÕES


A gerente da II URSAP, Iranilde Oliveira Campos em reuniãocom técnicos
e Coordenadores de Programas de Endemias de Mossoró e Região.
Foto: Erialdo Rebouças
 A gerente da II URSAP, Iranilde Oliveira Campos reuniu-se na tarde desta quinta feira, 01 de dezembro de 2011 com técnicos dos programas de combate ao Dengue e Calazar para planejar as estratégias de ação para o próximo ano.
Na pauta, como agir no combate a essas doenças, já que começa um período em que há um aumento dos casos em Mossoró e Região.
O planejamento das ações se faz necessário para que haja um controle da evolução dos casos confirmados bem como a intervenção para a prevenção de novos registros.
A gerente com essa reunião, expõe sua preocupação com o assunto e reintera a parceria com os Coordenadores e técnicos desses Programas no sentido de atender melhor toda a população.

Por Erialdo

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS

Hoje é Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.
Pensar em forma de orientar, educar e levar informações a toda a sociedade sobre a prevenção.
Como fazer isso se já é tão difundida essas Campanhas?
Ora, nunca é demais educação preventiva ou qualquer forma de educar o índivíduo a se previnir principal mente a respeito de doenças como a AIDS.
Então, pensando nisso, aproveitei e dei seguimento a uma idéia que é educar na liguagem popular da literatura de cordel e fiz este para o Dia Mundia de Combate a AIDS, este 1º de dezembro.
Ei-lo pois:
A AIDS EM QUESTÃO
Autor: Erialdo Rebouças

A AIDS é uma doença
Que precisa ser evitada
Pois nesse jogo da vida
Não se vê carta marcada
Este conselho eu lhe digo
Cuidado meu camarada.

Vemos nos noticiários:
Os casos têm aumentado
De alguns meses pra cá
Muitos foram registrados
Tem muita gente sem saber
Que já foi contaminado.

Por isso tome cuidado
Quando for dá umazinha
Se você for penetrar
Mesmo sendo rapidinha
Não se esqueça de vestir
O pinto com a camisinha.

Não faça da sua vida
Um jogo de dominó
Pois quem brinca com a AIDS
Acaba doente e só
Desfazendo os seus planos
Dando na vida um nó.

Vou então me dirigir
A todo e qualquer cidadão
Que dá valor a sua vida
Não ande na escuridão
Se previna contra a AIDS
Não dê uma de bobão.

Portanto meu caro amigo
Esteja bem preparado
Seja você gay ou traveca
Ou um garanhão tarado
Dona de casa ou quenga
Seja solteiro ou casado.

Mesmo que você seja
“Daquele” grupo de risco
Eu lhe digo meu amigo
Hoje não tem mais isso
A AIDS está pegando
Seja você feio ou no bonito.

Por isso é que estamos
Não importa seu credo ou raça
Dando as orientações
E tudo é feito de graça
E se você ta inseguro
Digo-lhe: o exame faça.

A AIDS é uma doença
Perigosa e escondida
Você pensa que está livre
Desse mal em sua vida
Mas só com a prevenção
É que você terá guarida.

Neste 1º de dezembro
Nesta manifestação
Nós queremos alertar
A toda população
Do risco que todos correm
Se não houver prevenção.

Esta é a contribuição do Blog para a educação e a prevenção.

Por Erialdo

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

II URSAP REALIZA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Os Núcleos de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho (NHQVT) e de Saúde do Trabalhador (NURSAT) realizou dia 23 de novembro nas dependências da II Unidade Regional de Saúde Pública - URSAP uma campanha de sensibilização contra o Câncer de Próstata direcionada aos servidores da instituição e usuários da Unidade descentralizada de Agentes Terapêuticos (UNICAT).
"Os homens relutam em fazer o toque retal por dois motivos: primeiro, por preconceito cultural típico do machismo latino. Segundo, por receio de sentir dor. Eles são muito mais medrosos do que a mulher, que encara melhor qualquer situação dolorosa", disse o técnico do Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho (NHQVT), Erialdo Rebouças.
"Enquanto as mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao ginecologista e ao mastologista – e depois, quando se tornam mães, que é preciso levar os bebês ao pediatra –, os homens não possuem esse hábito e como conseqüência, muitos deles sofrem com males que poderiam ser evitados caso houvesse atitudes preventivas. Pensando nesse problema cultural, estamos realizando esta campanha sobre esta doença exclusivamente masculina: o câncer de próstata", disse a gerente da II URSAP, Iranilde Oliveira.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Houve distribuição de laços de fita azul, símbolo mundial da campanha e de poemas de literatura de cordel "Câncer de Próstata – Um toque de Consciência" de autoria do cordelista e técnico do Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho (NHQVT), Erialdo Rebouças.


Faço uso desta rima
Da cultura popular
Tendo como objetivo
O de a todos alertar
Para um mal que tá crescendo
E que podemos evitar.

Falo do CÂNCER DE PRÓSTATA
Doença que se espalha
Tirando a vida de homes
Como lâmina de navalha
E que tem no preconceito
O tecido da mortalha.

O homem tem que entender
Que precisa se cuidar
E a atitude correta
É o médico procurar
E num toque de cuidado
O exame realizar.

Não precisa ficar eufórico
Nem tão pouco se estressar
O exame é rapidinho
Não dá tempo de gostar
Mas é o tempo suficiente
Para sua vida salvar.

Você que passou dos 40
Ou tá na idade do lobo mau
Precisa se orientar
Não fingir que é o tal
Dando uma de "eu sou macho"
Você pode se dá mal.

Uma conversa é sempre boa
Pra tirar dúvidas e fazer
O homem entender melhor
E até mesmo conhecer
Como tratar da saúde
E o seu corpo conhecer.

Não se sinta envergonhado
Não tenha medo de perguntar
Também não seja presunçoso
Dizendo sei me cuidar
Pois o câncer de próstata pode
A sua vida ceifar.

Quando pensei nestes versos
Quis fazer uma interferência
No pensar de cada homem
E dizer com insistência
Antes do toque retal
Faça um toque na consciência.

Por Lucélia Silva

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

II URSAP REALIZA PALESTRA SOBRE POLÍTICA DE SAÚDE DO TRABALHADOR E PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Foi realizada nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, no auditório da II URSAP, uma palestra sobre Política de Saúde do Trabalhador, Prevenção de Acidentes e Ergonomia.
A Equipe do NURSAT/II URSAP, discorreu sobre saúde do trabalhador, acidentes de trabalho e ergonomia.
Vera Cristina Vale, especialista em saúde do trabalhador, falou de doenças de Notificação Compulsória de acordo com a Portaria nº 104, 25 de janeiro de 2011 citando como exemplo: acidente de trabalho com mutilações, acidente de trabalho em crianças e adolescentes, acidente de trabalho fatal, acidente com exposição a material biológico relacionado ao trabalho e outros agravos relacionados e considerados dentro das ocorrências de acidentes do trabalho.
O Engenheiro de segurança do trabalho, Leonardo Araújo Pansard, versou sobre acidentes de trabalho com material biológico, que se constituem em emportante problema de saúde dentre os acidentes de trabalho citando a necessidade de medidas preventivas e não apenas pós-exposição que não são totalmente eficazes.
“educar o trabalhador para se familiarizar com medidas de prevenção de modo que os mesmos possam fazer emprego dessas medidas adequadamente evitando assim acidentes e reduzindo riscos”, disse.
Drª Glaryanne Queiroz, que é terapeuta ocupacional, enfatizou a ergonomia, tratando de postura e comportamento para a melhor qualidade no trabalho e de vida do servidor dentro e fora do ambiente de trabalho, mostrando de forma interativa e em linguagem clara o be-a-bá da postura que cada um deve ter e fazer-se utilizar para poder evitar danos ao corpo e a mente, já que distúrbios físicos podem provocar danos irreparáveis ao corpo levando assim, o indivíduo a distúrbio neuro-psicológicos.
A finalidade da ergonomia é aumentar a eficiência humana, através de dados que permitam que se tomem decisões lógicas", disse a terapeuta ocupacional, Glaryanne Queiroz.

Por Erialdo

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

TREINAMENTO SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA REGIÃO OESTE

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP/RN), através do Programa Estadual de Saúde Mental e a II Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP) realizam   dia (20) de setembro de 2011, das 7h30m às 12h, no auditório da II URSAP, um Treinamento sobre Álcool e outras Drogas, com os profissionais que trabalham com a demanda de álcool e outras drogas, especialmente os da Atenção Básica e equipes dos CAPS das II e VIII Regiões de Saúde.
            São palestrantes do evento o coordenador do Programa Estadual de Saúde Mental, psiquiatra Adriano Marques Araújo Souza e a consultora em álcool e drogas, Márcia Biegas.
                Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Mental da II URSAP, assistente social, Liduina Cavalcante Rebouças serão discutidos no evento, conceitos e substâncias psicoativas (drogas lícitas e não lícitas) como também acolhimento e tratamento, sendo este de grande importância para todos os profissionais que trabalhem com a demanda de álcool e outras drogas, visto o cenário epidemiológico crescente que se apresenta na nossa região.
                "A questão das drogas é crescente e evidente em todas as classes sociais, daí a necessidade desses profissionais terem uma capacitação específica para atuar nessa área, por serem pacientes diferenciados, a importância do cuidado facilita a adesão do usuário ao tratamento", informa Liduína Rebouças.
                "O acolhimento/tratamento apresenta-se como organizador dos serviços de saúde, visando o acesso universal, a melhoria na qualidade da assistência, favorecendo a relação usuário/trabalhador e desta forma, ampliando a intervenção", destaca a coordenadora.
             "É fundamental centrar os portadores de transtorno mental como sujeitos de direitos e de desejos, cidadãos singulares que venham a viver e conviver em sociedade, visando sempre à integralidade e resolutividade nos atendimentos, que organize e incentive a rede de serviços substitutivos, ou seja, expandindo a atenção psicossocial", falou Liduína Cavalcante Rebouças.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP – DRT PB 604





Por Lucélia Silva

ANIVERSÁRIO DA GERENTE DA II URSAP IRANILDE OLIVEIRA É COMEMORADO COM MUITAS HOMENAGENS





Neste dia 15 de setembro foi comemorado o aniversário da gerente da II URSAP, Iranilde Oliveira Campos. Assessores, chefes de setores, coordenadores e servidores em geral da instância técnico-administrativa da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) festejam mais uma primavera da gestora. Vários servidores usaram da palavra enaltecendo a competência, determinação, ética e o espírito público da Gerente a frente da Unidade de Saúde. Recepcionada pelos servidores, a gerente disse estar emocionada e sem palavras depois de tanta demonstração de carinho.
            "A II URSAP tem apresentado excelentes resultados e o nosso objetivo é aumentar os laços entre ela e a SESAP, e, dessa forma, assumir responsabilidades conjuntas, visando a melhores respostas dos municípios de abrangência da Regional aos indicadores de saúde, notadamente nos campos de vigilância em saúde e da atenção básica”, falou a gerente.
            ”Agradeço a Deus, aos meus familiares e aos servidores o carinho, a dedicação e as homenagens prestadas neste dia tão especial”, disse Iranilde Oliveira Campos.

Parabéns, gerente, por mais um ano de vida!

                                                            
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social
II URSAP DRT PB Nº. 604




Por Lucélia Silva

quinta-feira, 14 de julho de 2011

15 DE JULHO, DIA DO HOMEM!

Aqui no Brasil este dia é comemorado em 15 de julho, mas noutros países é comemorado o Dia Internacional do Homem em 19 de novembro.

ORIGEM:
Dia Internacional do Homem SímboloO Dia Internacional do Homem é um evento internacional celebrado em 19 de Novembro de cada ano. As comemorações foram iniciadas em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, apoiadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.
A diretora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz da UNESCO, Ingeborg Breines, disse que a criação da data é "uma excelente idéia para equilibrar os gêneros".
Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias e no casamento, e na criação dos filhos.
A data é oficialmente celebrada em Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Brasil, Moldávia, Haiti, St. Ketts e Nevis, Portugal, Singapura, Malta, África do Sul, Gana, Botswana, Angola, Zimbabwe, Croácia, Uganda , Chile, Hungria, Irlanda, Peru, Canadá, China, Vietnã, Paquistão, Dinamarca, Suécia, Noruega, Guiana, Holanda, Bélgica, Geórgia, Argentina, México, Alemanha, Áustria, Finlândia, Espanha, França e Reino Unido. Fonte:Wikipédia

CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA MANTER UMA VIDA SAUDÁVEL:
A relação entre a boa saúde e um estilo de vida saudável tem sido bastante estudada atualmente. Hoje se sabe que a adoção de hábitos saudáveis previne algumas doenças. Recomenda-se, por exemplo, tanto para o homem como para a mulher, a prática de exercícios físicos regulares e uma dieta consciente, além do controle do estresse, para o bom equilíbrio físico e mental.
Ter uma atitude saudável significa, ainda, ficar atento a qualquer sinal ou sintoma de doença e realizar exames e testes diagnósticos regularmente, mantendo assim a saúde do homem.
No homem, alguns fatores relacionados a estilo de vida também têm influência direta na produção de testosterona, hormônio responsável pela normalidade de várias funções, entre elas o desempenho sexual.
Infelizmente, não é apenas a deficiência de testosterona que frequentemente é ignorada e permanece sem tratamento. Outras enfermidades afetam a saúde do homem (câncer de próstata, por exemplo) e são muitas vezes diagnosticadas tardiamente. Além disso, várias enfermidades se tornam muito mais comuns em homens que em mulheres e, portanto requerem particular atenção, como é o caso das doenças cardiovasculares.
 Fonte:www.bayerparahomens.com.br

Por Erialdo

quinta-feira, 30 de junho de 2011

MUNICÍPIO DE GROSSOS REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Com o tema: ”Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Políticas Pública, Patrimônio o Povo Brasileiro”, o município de Grossos/RN realizou a 3ª Conferência Municipal de Saúde neste dia 29 de junho de 2011, no salão de convivência da Escola Estadual Maria Nóia.
Na abertura a Secretária Municipal de Saúde, Enfermeira Edna Maria Santos deu as boas vindas aos palestrantes e participantes.
O Prefeito de Grossos, Veronilde Caetano da Silva, falou das dificuldades que o município enfrenta com os poucos recursos e a alta demanda porem enfatizou os avanços que conseguiu diante do quadro em que encontrou quando assumiu a administração do município.
Os Palestrantes:
A Enfermeira Moêmia Gomes de Oliveira Miranda (espetacular na sua fala) deleitou os participantes sobre “O SUS NA SEGURIDADE SOCIAL”, tendo como coordenadora da mesa a médica do PSF de Pernambuquinho, Drª Glória Maria e como secretária de mesa a psicóloga Silvia Vitorino o CRAS/Grossos;
O Secretário Municipal de Saúde de Marcelino Vieira, Professor Marcelo Viana da Costa (preciso na sua exposição), falou de “GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O FORTALECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO SUS”, tendo como coordenador da mesa o Enfermeiro Josivaldo Bezerra do Hospital Municipal Flaviana Jacinta e como secretária de mesa Emanuella Maria da Costa, Secretária de Meio Ambiente de Grossos.
Com um cerimonial impecável, um Buffet excelente (Josué Buffet) e uma organização perfeita, a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Grossos/RN teve momentos de debates e de exposição dos temas seguidos pela formação de grupos de trabalhos e plenária geral para apresentação. Tendo início às 9h00 e término às 17h00.
Este blog destaca alguns pontos desta Conferência que na opinião deste escrivinhador servem para nortear outros eventos e seus organizadores:
• A pontualidade e seguimento do cronograma de atividades;
• A recepção e gentileza das autoridades e recepcionistas;
• A participação dos delegados e convidados nas palestras e debates;
• A figura do prefeito Veronilde e da Secretária de Saúde Edna Santos sempre presentes;
• Ao povo de Grossos, representados por todos os segmentos e entidades sociais, trabalhistas e religiosas;
• A Comissão Organizadora, pela efetividade das ações, apoio e disposição dinâmica das atividades;
• E em especial, a Márcia Alves pelo audiovisual criativo, bonito e bem elaborado.
Por fim, parabenizar o município de Grossos pela belíssima lição de democracia, respeito e participação popular nas ações administrativas do município.
Prefeito municipal de Grossos,
Veronilde Caetano da Silva
Foto: Erialdo Rebouças

Secretária Municipal de Saúde de Grossos,
Edna Maria dos Santos
Foto: Erialdo Rebouças

1ª palestrante,
Enfermeira Moêmia Gomes de Oliveira Miranda
Foto: Erialdo Rebouças


2º Palestrante,
Professor Marcelo Viana da Costa
Foto: Erialdo Rebouças

1ª mesa debatedora:
Silvia Vitorino, Drª Glória Maria e Moêmia Gomes

Foto: Erialdo Rebouças
2ª mesa debatedora:
Emanuella Costa, Josivaldo Bezerra e Marcelo Viana
Foto: Erialdo Rebouças
A plenária:
Delegados, participantes e convidados
Foto: Erialdo Rebouças

Alguns membros da Equipe Organizadora
Foto: Erialdo Rebouças
Por Erialdo

terça-feira, 21 de junho de 2011

II URSAP REALIZA CAPACITAÇÃO EM SISCOLO E SISMAMA

Durante todo o dia de hoje, 21 de junho de 2011, será realizada no auditório da II URSAP uma capacitação nos Programas SISCOLO e SISMAMA.
Os técnicos do Núcleo de Doenças e Agravos não Ttransmissíveis-DANT da SESAP/Natal, Fátima Costa, Severina Pereira e Josiel Mariano, expõem sobre a real situação de notificação e acompanhamento dos casos de CA de útero e mama em cada município.
A capacitação tem como meta chamar estes municípios a responsabilidade de acompanhar os casos e os tratamentos dessas mulheres até o final do mesmo informando e atualizando todo o sistema de informações da SESAP e consequentimente ao Ministério da Saúde tornando assim os dados pontuais e reais além de dar respostas as usuárias.
A gerente da II URSAP, Iranilde Campos saudou os(as) participantes e monitores com o convite a que cada um possa levar o máximo de informações aos seus municípios tornando assim esta capacitação proveitosa e relevante para o devido funcionamento do sistema de informações.

Por Erialdo

domingo, 29 de maio de 2011

VEM AÍ O FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO

Olá pessoal, está vindo aí o FÓRUM DE HUMANIZAÇÃO com foco em acolhimento.
Acontecerá em Natal/RN dia 1º de junho e em Mossoró dia 3 de junho.
em Natal será no PraiaMar Hotel em Mossoró será  na UNP.

Por Erialdo

segunda-feira, 16 de maio de 2011

DIA 18 DE MAIO - DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICONIAL

Liduína Cavalcante Rebouças é Coordenadora do
Programa de Saúde Mental da II URSAP
Foto: CEDIDA
18 de maio é comemorado em todo o Brasil o dia NACIONAL DA LUTA ANTIMANICONIAL, esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo. Sua origem ligada à reforma sanitária que teve início nos anos 70 a qual resultou na criação do SUS.
A Reforma psiquiátrica, definida pela Lei 10.216/2002 como diretriz de reformulação do modelo de atenção à Saúde Mental pautada na desistitucionalização dos manicômios//hospitais psiquiátricos para uma REDE DE ATENÇÂO PSICOSSOCIAL, estruturadas em unidades de serviços comunitários e abertos, constituindo-se em um conjunto de iniciativas políticas, sociais, e jurídicas que visam à substituição gradativa por uma rede territorial de serviços que inclui centros de atenção psicossocial (CAPS I, II,III, Capsi, Capsad).
Os CAPS são dispositivos que buscam integrar o indivíduo a sociedade de forma produtiva e participativa a ambientes sociais, culturais onde se desenvolve a vida cotidiana e familiar, centros de convivência e cultura assistidos, cooperativas de trabalho protegido (economia solidária), oficinas de geração de renda e residências terapêuticas que são casas localizadas em no espaço urbano que serve de moradia para as pessoas com transtorno mental egressos dos referidos hospitais psiquiátricos e perderam vínculos com os familiares.
O Caps III que devem funcionar 24 horas com leitos noturno para dar suporte a portadores de transtorno em situação de crise, NASF 3 – núcleo de apoio aos programa de saúde da família com ênfase a atenção integral aos portadores de transtorno mental álcool e outras drogas, programa de volta para casa o qual consiste em oferecer um a bolsa aos doentes mentais egressos de hospitais psiquiátricos.
Casas de apoio transitórios são destinadas a abrigar os pacientes por um período de até 40 dias, Leitos em Hospitais Gerais com leitos especiais para urgências e emergências aos portadores de transtorno mental álcool e outras drogas, descentralizando e territorializando o atendimento em saúde, conforme previsto na Lei Federal que institui o Sistema Único de Saúde no Brasil.
Importante salientar que o papel dos serviços substitutivos é acabar com os manicômios num processo gradativo e dedicar cuidados aos pacientes, com humanidade, tratando a saúde e cidadania como um direito de todos os pacientes portadores de sofrimento mental, mas que todos esses dispositivos sejam implantados e com responsabilidade para que assim possam valer os princípios do SUS, a universalidade, a equidade, ou seja, centrar os portadores de transtorno mental como sujeito de direitos e de desejos, cidadãos singulares que venham a viver e conviver em sociedade, visando sempre a integralidade e resolutividade nos atendimentos que organize e incentive o trabalho em rede intersetorial e em todas as esferas dos governos, expandido sempre a atenção psicossocial.

Maria Liduína Cavalcante Rebouças
Assistente Social
Coordenadora Regional do Programa de Saúde Mental da II URSAP

Por Erialdo

V SEMINÁRIO NORTE-RIOGRANDENSE SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR


PÚBLICO-ALVO: Profissionais e pesquisadores da área de segurança e saúde no trabalho, profissionais de recursos humanos, dirigentes sindicais, membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e demais envolvidos com a temática.

OBJETIVOS: Apresentar e discutir questões atuais relacionadas à temática saúde x trabalho, tendo em vista as novas tecnologias e as mudanças profundas ocorridas no mundo do trabalho; - Possibilitar o intercâmbio e a troca de experiências entre profissionais e instituições que têm interface com a área de segurança e saúde do trabalhador.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: CEMURE - Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves Av. Coronel Estevam, nº 3.705, Bairro Nossa Senhora de Nazaré, Natal – RN.

OBSERVAÇÕES: Inscrição a confirmar mediante doação de 2Kg de alimentos não-perecíveis durante o credenciamento (dia 24 de maio); - Os certificados de participação estarão disponíveis na secretaria do evento a partir das 10 horas do dia 27 de maio.



PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO

Serviço Social da Indústria - SESI/DR/RN
FUNDACENTRO / Pernambuco
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego - SRTE/RN
Ministério Público do Trabalho - 21ª Região
Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST/RN
Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST/Natal
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Universidade Potiguar - UNP
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI
Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis - CTGAS/ER
Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho - ANPT


Por Lucélia Silva

quinta-feira, 12 de maio de 2011

DIA DA ENFERMAGEM OU DO(A) ENFERMEIRO(A)

Foto: http://www.turboscraps.com/
Hoje é o dia da enfermagem ou do(a) enfermeiro(a).
O blog parabeniza a todos(as) que no seu dia-a-dia estão sempre a cuidar de vidas.

Por Erialdo

quarta-feira, 11 de maio de 2011

DICA SOBRE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)

Você sabia que pode tomar alguns cuidados para evitar de sofrer um AVC?
Eis algumas dicas:
  • Alimentos gordurosos e muito salgados;
  • controlar o estress;
  • Manter o nível o colesterol abaixo de 200mg/dl fazendo uma dieta equilibrada e exames regulares para saber as dosagens;
  • Evitar o fumo e o excesso de bebida alcóolica;
  • Controlar a pressão arterial;
  • Se já é hipertenso e faz uso de medicamentos, tomar de acordo com a prescrição médica e o medicamento correto;
  • Fazer exercícios físicos com acompanhamento e um profissional;
Além de tudo isso, não se descuidar da visita ao médico periodicamente.
Pense nisso, tá.

Por Erialdo.

terça-feira, 10 de maio de 2011

BODAS


Foto: http://www.tanabocadopovo1000.blogspot.com/ 

Há exatos 25 anos atrás era inaugurado o Hospital Regional Tancredo Neves.
E o que era o Hospital Regional Tancredo Neves?
Um hospital regional criado para atender a população crescente de Mossoró e região! 25 anos se passaram.
Hoje o Hospital Regional Tancredo Neves tem o nome de Hospital Regional Tarcísio Maia em homenagem ao ex-governador do Rio Grande do Norte.
Nesse tempo, muitas vidas por ali passaram. Retornando ou não. Muitos foram os que ali encontraram o alívio a suas dores, ou simplesmente viram o esfacelamento inevitável de seus entes. Muitos ali começaram como servidores públicos é o caso deste escrevinhador. Muitos que começaram lá ainda estão. Servindo e sendo servido pelo Hospital Regional Tarcísio Maia.
E o que falar dessa “casa”?
Simples e ao mesmo tempo complexo!
O Hospital Regional Tarcísio Maia abriga com suas dificuldades a maior rede de atendimento público do SUS da região oeste e adjacentes. É claro que tem dificuldades. É claro que não é o modelo de atendimento que queremos para a saúde pública. É claro que tem muito a melhorar e esperamos não demore mais 25 anos, mas, temos a certeza que muito foi feito. Independentemente de quem ou como, o Hospital Regional Tarcísio Maia fez e continua fazendo pela saúde pública desta cidade, desta região e este Estado.
Pensar hoje Mossoró sem o Hospital Regional Tarcísio Maia é não saber definir como seria ou como estaria a população que depende do atendimento público para sanar suas mazelas.
O Hospital Regional Tarcísio Maia hoje precisa de reforma física para um alongamento de sua estrutura que venha agregar espaços para abrigar o já existente e novos serviços. Mas não é só reforma física, também reformas no pensar, no administrar, no fazer, no servir. É claro que todos tentam dar o melhor de si para que isso aconteça. Mas o Hospital Regional Tarcísio Maia precisa ser elevado à categoria de indispensável, de fundamental e para isso temos que não só buscar nele eficiência, mas também darmos a ele essa eficiência para que ele se torne cada vez mais eficaz ao seu propósito que é dar atendimento de qualidade a quem procura.
Como ex-funcionário do Hospital Regional Tarcísio Maia, quero expressar meu orgulho por ter feito parte do seu início e respeito por todos os colegas que comigo começaram e ainda estão ou os vieram depois de mim, com a certeza de que nesses 25 anos muitas histórias e estórias foram contadas sobre este hospital, mas que nenhuma é tão grande quanto o fato de sua existência e sua valia para todos.
Parabéns ao Hospital Regional Tarcísio Maia. Parabéns aos seus servidores de todas as áreas. Parabéns a Mossoró e toda região pelo bem que receberam e que ainda nos serve.
Essa Boda não é só simbologia. É história, é trabalho, é luta, são vidas que vieram e ficaram. Outras que passaram, mas que deixaram registro de suas passagens por este hospital.

Por Erialdo.

domingo, 8 de maio de 2011

HOMENAGEM ÀS MÃES!!!

São todas iguais. Algumas mudam apenas o nome. Os filhos mesmo já sendo crescidos pra elas são criancinhas. Meu bebê. É assim que chamam. Guardam em si o desejo que os filhos delas não se apartem e se logo eles partem, aí cai um pedaço do mundo. É que elas em seu íntimo, querem protegê-los.
Vejam como é: Quando o filho é bebê, ninguém sabe cuiar bem. Se o filho adoece ou sofre algum contratempo é aquele sofrimento querendo achar o culpado. começam então os "SE":
Se não tivesse deixado; se não tivesse ficado; se não tivesse ido embora; se não tivesse lá fora; se não tivesse pulado; se não tivesse comido, e por aí vai. Culpam o pai, a tia que veio visitar. A avó, vai se queixar: "se fosse eu tinha evitado". E assim são todos os dias. Um ano, outro ano. O filho cresce um bocado. Vira menino levado e ai ninguém mais segura. Só a mãe é que atura. E o filho a essa altura já é um adolescente, rapaz ou moça talvez. Meu menino. Minha menina. Sabendo ela que sua sina é sempre amar e amar, e de seus filhos sempre cuidar, não importando a idade deles. E aí o coração se alarga cada vez que um diz "MAMÃE". Ela se desabrocha exalando seu perfume, seu aconchego, seu carinho.
Diga-me: É ou não é assim? Estou mentindo? Tô não, né? É que coração de mãe é alegria, é amor, é desprendimento da vida pela vida. É o sorriso na dor, é o excesso de amor, mas é cima de tudo:
É MÂE!
Homenagem do Blog a todas as mães em especial as servidoras públicas da saúde lotadas na sede da II URSAP e dos municípios jurisiconados.

Por Erialdo

quinta-feira, 5 de maio de 2011

DE ANIVERSÁRIO!


Nairma Filgueira

Dulcicláudia Freitas
Hugneide Ferreira
Hoje é dia especial para as três servidoras da II URSAP:
A psicóloga Narima Carvalho, a técnica do Setor Financeiro Dulcicláudia Freitas e a técnica da Equipe Técnica Hugneide Ferreira.
A familia e os amigos preparando festa e o blog deseja saúde, paz e sucesso.

Por Erialdo

quarta-feira, 4 de maio de 2011

ESPIRITUALIDADE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Uma dica:
A qualidade de vida no trabalho perpassa por vários aspectos que formam o conjunto de atitudes e ações do indivíduo trabalhador.
A espiritualidade é um desses aspectos.
Ser um indivíduo espiritualista nos dá o equilíbrio de nossas relações inter e intra pessoais com os demais colegas de trabalho.
Partindo dessa premissa, faz necessário entendermos o que é espiritualidade.
O primeiro erro ao tentar definir ou entender a espiritualidade é confundi-la com religião.
Pense nisso.

Por Erialdo.

terça-feira, 3 de maio de 2011

NOMEAÇÃO


Especialista em RH, Gislane Jácome e a psicóloga Ana Cristina que assumimiram a
Chefia de Recursos humanos e a Chefia da Divisão Administrativa da II URSAP respectivamente.
 A Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini nomeou as Chefias de Recursos Humanos e de Divisão Administrativa da II URSAP.
Para o Recursos Humanos foi nomeada Maria Gislane Augusto Jácome, especialista em RH pela UNP.
Já para chefia a Divisão Administrativa, foi nomeada Ana Cristina Cândida de Medeiros Maia, psicóloga que atuava no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Mossoró.
O Blog deseja as duas, sucesso na nova empreitada.

Por Erialdo

CONVITE!

O Grupo Auxiliar de Saúde Mental da SESAP/CPS/SUAS/GASM, através do tecendo Redes da Rede HumanizaSUS, enviando convite para participar da comemoração do Dia Nacional da luta Antimanicomial, que será realizado no dia 18/05/2011, das 08h30 às 16h00, no auditório da Universidade Potiguar – UnP, situado na Av. Floriano Peixoto, 295 – Natal (RN).
É isso mesmo, temos que participar, divulgar e apoiar iniciativas e momentos como estes.

Por Erialdo

terça-feira, 12 de abril de 2011

OFICINA DE ARTICULAÇÃO SOBRE O DIA MUNDIAL SEM TABACO

Com o objetivo de elaborar estratégias de ação para o cambate ao tabagismo, foi realizado hoje, 12 de abril de 2011, no auditório da II URSAP, uma oficina de articulação sobre o dia mundial sem tabaco tendo como público alvo técnicos das secretarias municipais de saúde e técnicos das secretarias municipais de educação dos municípios jurisdicionados à II URSAP.
No acolhimento, relaxamento conduzido com enfoque na respiração que teve como expositora/condutora a odontóloga e terapueta holística Drª Maria de Fátima Ferreira Araújo.
Um dos temas exposto na oficina foi "Diagnóstico situacional das ações de controle do tabagismo", apresentado pela Drª Lizabeth Guimarães Damascena que é fisioterapeuta e membro do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis-DANT, da Secretaria de Estado da Saúde Pública-SESAP.
O outro tema foi "Avaliação da legislação vigente sobre tabagismo" com enfoque na Lei Federal 9.294/96 e na Lei Municipal 2.533/2009(Mossoró) e que foi exposto pela também membro do setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis-DANT, da Secretaria de Estado da Saúde Pública-SESA, a nutricionista Drª. Angélica Freitas da Silva.
A coordenadora do programa de tabagismo na II URSAP, a Técnica de Enfermagem Maria Nilma Gomes Fernandes e as apoiadoras técnicas Maria Cosme(Marise) e Marlúcia Gonzaga Gê esteveram à frente da realização desta oficina articulando e interagindo nas atividades com os participante e expositores.


Por Erialdo

segunda-feira, 4 de abril de 2011

ARTIGO PUBLICADO EM JORNAL

Foto: Fuji Film Digital
A psicóloga e psicoterapeuta Drª Patrícia Cunha Almeida, que é especialista em terapia familiar sistêmica e acompanhamento para cirurgia bariática(da obesidade) e que é nossa colega aqui do Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho da II URSAP, teve artigo publicado neste domingo na coluna Você pergunta, nós respondemos do caderno Sua Vida Mulher do Jornal De Fato.
Drª Patrícia respondeu perguntas dos leitores sobre separação e filhos e também sobre novos relacionamentos e a condição e madrasta.
Profissional das melhores, Drª Patrícia Cunha Almeida, dá dicas de como se portar diante destas duas situações. Recomendo à leitura.
Drª Patrícia Cunha Almeida faz atendimentos em seu consultório na Clínica Drª Verônica, aqui em Mossoró.

Por Erialdo

PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM É LANÇADO PARA REGIÃO PELA II URSAP

Neste dia 05 de março de 2011 será lançado no auditório da II URSAP o PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM.
Um seminário para a implantação do programa acontecerá a partir das 8h00, tendo como público-alvo são os secretários municipais de saúde da região Oeste.
O urologista Dr. Masami Okamoto fará esplanação sobre o câncer de próstata e em seguida os membros do Grupo de Trabalho da Saúde do Homem da Sesap, urologista, Oscar Jácome e o sanitarista, Hugo Mota, apresentarão a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Coordena o Programa Saúde do Homem na II URSAP a assistente social, Maria Neire Santiago, apoiada pela técnica e assistente social, Lúcia Oliveira.
A gerente da II URSAP, Iranilde Oliveira Campos acredita que o engajamento dos três níveis de governo, ong's, empresas e sociedade irá culminar com o sucesso da política.
O Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem em 2009, mas só agora ela é efetivada aqui na região Oeste do Estado.

Por Erialdo

terça-feira, 29 de março de 2011

I SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO HOSPITALAR

Mesa formada por autoridades representando os mais diversos segmentos
e Instituições de Saúde do RN, quando da execussão do Hino Nacional.
Foto: Elizabete Coutinho 
Com o intuito de discutir a gestão, aperfeiçoando os serviços de saúde e melhorando o atendimento à população, foi realizado na manhã deste dia 28 de março de 2011, no auditório da IIURSAP, o I SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO HOSPITALAR - Região Oeste, Alto Oeste, Vale do Assu e Salineira.
Compuseram a mesa, as seguintes autoridades: O Secretário de Estado da Saúde Pública do RN, Dr. Domício Arruda Sobrinho que tembém representou a governadora do RN, Drª Rosalba Ciarlini; a Secretária Adjunta de Estado a Saúde Pública, Drª Anatania Lopes Sampaio; a Subsecretária de Planejamento e Gestão, Srª Maria das Dores Burlamaqui de Lima; Iranilde Oliveira Campos, gerente da II URSAP e anfitriã do evento; Drª Sheyla Maria de Moura Rorigues, consultora da PNH/MS para o Estado do RN e consultora da PNH para para a região dp Nordeste II; Drª Milena Maria Costa Martins, diretora do Hospital Giselda Trigueiró/Natal-RN; Dr. Ney Robson Vieira Alencar, Diretor do Hospital Regional Tarcísio Maia; Sr. Francisco Carlos Carvalho, Secretário Municipal da Cidadania de Mossoró; Sr. Benjamim Bento, Gerente executivo da Saúde de Mossoró; Drª Maria Aida Marinho, Diretora da UNICAT, Natal-RN; Drª Almerinda Fernandes de Queiroz, Diretora da COHUR e Grináuria de Souza Maia Porto, Coordenandora do NAE(Núcleo de Ações Estratégicas) do HRTM e Coordenadora do Seminário.
Como palestrantes foram: Drª Sheyla Maria de Moura Rorigues, consultora da PNH/MS para o Estado do RN e consultora da PNH para para a região dp Nordeste II; Drª Milena Maria Costa Martins, diretora do Hospital Giselda Trigueiró/Natal-RN; Drª Maria Aida Marinho, Diretora da UNICAT, Natal-RN; Drª Almerinda Fernandes de Queiroz, Diretora da COHUR e a Srª Terezinha Guedes Rego de Oliveira, Coordenadora de Planejamento do Estado do Rio Grande do Norte.
Como participantes do seminário, diretores das URSAP's de Mossoró e Pau dos Ferros, representantes dos hospitais das regiões Oeste e Alto Oeste (Mossoró, Pau dos Ferros, Apoí, Caraúbas, Assu e Angicos), UPA's (Mossoró), SAMU, membros do Colegiado de Gestão Regional - CGR das II, VI e VII regiões e chefes de Setores e Núcleos de Unidades Hospitalares.
O Seminário teve suas atividades iniciadas pela manhã e se estendeu durnte a tarde na II URSAP e no HRTM, com grupos de discurssão temática e debates que irão resultar em atividades dentro das unidades hospitalares de acordo com a proposta do referido evento.

Por Erialdo

CORAL DO HRTM DA SHOW EM ABERTURA DE SEMINÁRIO

Coral o HRTM, na abertura do
I SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO HOSPITALAR
Foto: Elizabete Coutinho
Um verdadeiro show foi assistido na manhã deste dia 28 de março, na abertura do I SEMINÁRIO SOBRE GESTÃO HOSPITALAR que aconteceu no auditório da II URSAP.
Foram apenas três músicas - Que nem Jiló, My Way e Carinhoso - para mais uma vez o Coral o Hospital Regional Tarcísio Maia  cantar e encantar as autoridades e participantes do evento.
Sob a regência da maestrina Hulda Paz, as coristas Valéria Medeiros, Lourdes Gameleira, Janilce Falcão, Nilzomar Souza, Leila Rosado, Hermenegilda Freitas, Rita Elita, Marta Benjamim e Goreth Alves fizeram um recital de acolhimento sendo aclamadas pelo aplauso e carinho de todos os presentes.
Obrigado ao coral, em nome de todos, o blog agradece e este espaço está aberto para divulgar êxitos alcançados pelos servidores da saúde. Avante meninas.

Por Erialdo