segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ANIVERSÁRIO!!!





PARABÉNS ERIALDO REBOUÇAS!!!
É assim que o dia de hoje deve transcorrer para você, repleto de belas surpresas e grandes acontecimentos, manifestações de amizade e carinho por parte de todos aqueles que como nos receberam o privilégio de fazer parte de sua vida.
Com suas alegrias e seus lindos momentos de prazer e descontração, pois na verdade, são estes mágicos instantes que compartilhamos com os amigos e com as pessoas queridas, que faz o nosso amanhã cheio de paz e serenidade.
Que as portas se abram e que em cada uma delas o sol esteja a brilhar para você.
FELIZ ANIVERSÁRIO é o que todos nos que fazemos parte da II URSAP desejamos de coração!
 
Por Lucélia Silva

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O SUS QUE DÁ CERTO!

Bom ver que os gestores de saúde do nosso Estado e em especial aqui em Mossoró estão preocupados em descobrir soluções para o problema da falta de leitos nos hospitais públicos.
Uma dessas iniciativas e que de fato deve ser aplaudida é a parceria entre o Hospital Regional Tarcísio Maia e o Hospital da Polícia em que através de entendimentos o segundo, diga-se Hospital da Polícia cedeu 13 leitos ao primero, ou seja, ao Hospital Regional Tarcísio Maia.
Isso é política de gestão de saúde e preceitos de humanização.
Parabéns aos gestores e funcionários dos dois hospitais, mas parabéns pricipalmente para a população de Mossoró e região que mesmo não tendo resolvido toda a carência de leitos nos hospitais, teve amenizado esse que é um grande problema de saúde, não só aqui, mas em todo país.

Por Erialdo

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

REUNIÃO NA II URSAP TRAÇA METAS DE PREVENÇÃO E COMBATE AO DENGUE

A gerente da II URSAP, Iranilde de Oliveira Campos, reuniu-se na tarde desta terça-feira, 22 em seu gabinete, com Lázaro França, coordenador regional de combate ao dengue; Teresa Cristina, coordenadora de endemias do município de Mossoró; Sandro Elias de Medeiros, supervisor geral de combate ao dengue; e Alanny Medeiros, diretora de vigilância sanitária de Mossoró. O objetivo foi discutir parceria deste órgão estadual com os órgãos municipais supracitados, visando traçar metas para as ações de combate às endemias e, principalmente, o dengue. Deliberou-se, pois, acerca de soluções para as questões práticas voltadas para o tema, no que tange à participação da II URSAP, em cooperação com o município de Mossoró, para incrementar a mobilização geral sobre esta que é uma constante preocupação dos governos.
Iranilde Campos falou da disponibilidade da II URSAP em apoiar estas ações de maneira tal que as mesmas possam mostrar reflexos positivos de imediato:
“Estamos empenhados em mobilizar equipes de educação e saúde, assim como técnicos capacitados ao exercício de diagnósticos precisos e reconhecimento de áreas de risco. Traçamos um plano de ação que inclui, ainda, a realização de eventos como seminários, palestras e reuniões, que possam informar a realidade do controle e do combate ao dengue”.
Iranilde Campos, Alanny Medeiros, Sandro Elias, Lázaro França e Teresa Cristina
em reunião que traçou metas pra a prevenção e combate ao dengue em Mossoró e região.

Iranilde Campos, Alanny Medeiros, Sandro Elias, Lázaro França e Teresa Cristina
em reunião que traçou metas pra a prevenção e combate ao dengue em Mossoró e região.


Por Erialdo

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Subsecretária de planejamento e gestão visita Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva de Caraúbas

Continuando o cronograma de visitas às unidades de referência e hospitalares dos municípios jurisdicionados à II URSAP, a Subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Maria das Dores Burlamaqui de Lima, visitou sábado (19), o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva de Caraúbas, unidade integrante da rede assistencial da Sesap, acompanhada pelo diretor do HRC, Alfredo José Fernandes e. pela diretora administrativa Edilma Soares.
Na pauta, deliberações para a melhoria funcional da unidade, bem como, avaliação estrutural e das necessidades do hospital para que se desenvolva um bom atendimento aos usuários e à população em geral. A subsecretária recebeu um relatório do diretor do hospital Alfredo José Fernandes.
Após a visita ao Hospital Regional de Caraúbas, a Subsecretária Dorinha Burlamaqui e equipe se dirigiram ao Centro Clínico do Oeste (CLIO) uma clínica privada que mantém pactuação com a Prefeitura Municipal de Caraúbas e prefeituras da região oeste e de outras regiões do estado.
Acompanhada dos sócios proprietários do CLIO, Ferreira Júnior e do médico Bernardo Cezar, a subsecretária ficou impressionada com a estrutura e forma de funcionamento do Centro Clínico do Oeste, e enfatizou que a unidade será uma parceira de vital importância para a saúde estadual.
Ao final a subsecretária visitou as unidades de saúde dos municípios de Almino Afonso, Antonio Martins, Patu e Rafael Godeiro.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social
 II URSAP DRT PB 604
Mat. Nº. 97.149 – 9
Alfredo José e Dorinha Burlamaqui, no hospital de Caraúbas/RN
Foto: Chico Costa

Dorinha Burlamaqui e Sócio da CLIO, em Caraúbas/RN
Foto: Chico Costa

Por Erialdo

LUTO!

Para os que acreditam num Deus que nos ilumina além desta vida, a morte é apenas um descanso do corpo material e a plenitude da vida eterna do espírito.
Com pesar, a gerente da II URSAP, Iranilde de Oliveira Campos e demais funcionários através do Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho  notifica o falecimento da servidora HELENIMAR CORTÊS MAIA DE ARAÚJO, ocorrido sábado, 19 de fevereiro de 2011.
Sabemos a difícil tarefa de aceitar os designios de Deus e juntamo-nos a todos os amigos em oração para o seu descanso na morada do Pai. À família, o nosso voto de conforto e pesar.
Iranilde de Oliveira Campos
Gerente da IIURSAP

Por Erialdo

domingo, 20 de fevereiro de 2011

DIA NACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS E ALCOOLISMO

20 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo
O texto abaixo, nos leva a refletir sobre a real dimensão do problema e o que devemos e como devemos fazer para contribuir no combate a esse que é sem dúvidas um entrave de todas as camadas sociais.
Arte: Erialdo Rebouças
Eriana Hadja Soares Rebouças*
Já não é mais segredo para ninguém o quanto as drogas influenciam o comportamento das pessoas e, consequentemente, de toda a sociedade. Antes que se pense isso, não estamos aqui abrindo a discussão apenas sobre drogas ilícitas, tais como maconha, cocaína ou ecstasy. Falamos também das drogas permitidas, como o álcool e o fumo.
O que fazer numa sociedade que, ao mesmo tempo em que reconhece o problema, encoraja-se seu agravamento? Beber por status, tomar drogas para ser “descolado” ... E aí? E quando o problema é de todos nós, um problema de saúde pública, de segurança pública, e ainda assim tem muita gente que fecha os olhos, pra não enxergar o que está na cara? Pois é, assim como em muitos aspectos da vida dos brasileiros, o que falta é informação, educação, conscientização.
Não é mais segredo que o crime organizado e o tráfico são responsáveis por mais vidas perdidas do que poderíamos contar. Não é mais segredo que o uso de drogas prejudica o corpo e a mente. Não é a intenção ficarmos aqui batendo nas mesmas teclas. A intenção é sinalizar que está na hora de fazermos alguma coisa. Sim, fazermos. Porque o trabalho de combate deve começar muito antes que a situação já esteja irrecuperável. Deve começar na conscientização. Começa quando o pai conversa com o filho. Começa quando esse próprio pai dá o exemplo, por que falar é fácil, afinal. Começa também nas escolas, onde os jovens devem aprender como e porque não sustentar o vício.
Você que está aí lendo, não acha que já está na hora de parar de pôr a culpa somente no governo? De dizer que é porque a polícia que não prende os “marginais”? O problema das drogas é de todos nós. A sociedade em que vivemos é aquela que nós mesmos construímos. O que está na hora de fazermos é abrirmos os olhos e cobrarmos aquilo que nós estejamos contribuindo para melhorar. Como eu disse antes, falar é fácil. Mas, principalmente, esse não deve ser um trabalho de um só. O Brasil é grande demais, tem gente demais. Não estamos aqui nos dispensando da responsabilidade, ou diminuindo os papéis dos poderes públicos. Estamos aqui convocando você, cidadão de bem e principal interessado, a se interessar pelo tema e se juntar a nós nessa luta tão árdua. Garanto-lhe, valerá a pena.
*Eriana Hadja Soares Rebouças é acadêmica do 5º período do Curso de Direto da Universidade
do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Central - Mossoró/RN.

Por Erialdo

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CRAS EM CARAÚBAS TEM NOVA COORDENAÇÃO

O Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho da II URSAP parabeniza a assistente social Sônia Pereira pela nova empreitada à frente do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Leandro Bezerra em Caraúba/RN. Sônia, com competência comprovada, substitui a professora Ana Paula Cruz que foi para outra esfera administrativa do governo municipal. Parabéns e sucesso é o nosso desejo.

Por Erialdo

SECRETÁRIO DA SAÚDE VISITA HOSPITAL TARCÍSIO MAIA EM MOSSORÓ

O secretário estadual da Saúde Pública do RN, Domício Arruda, visitou quarta-feira (16) o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), o Hemocentro, o Hospital Regional da Polícia, o Centro Clínico Governador Lavoisier Maia e o SAMU de Mossoró. O HRTM integra a rede assistencial da SESAP.
A visita ao Hospital Regional Tarcísio Maia também contou com as presenças da subsecretária de planejamento e gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Maria das Dores Burlamaqui de Lima, da gerente da II URSAP, Iranilde de Oliveira Campos, do diretor geral Ney Robson Vieira de Alencar, do diretor técnico, Thiago Abrantes Barbosa, do diretor médico Milanez Cavalcanti, do secretário municipal da cidadania, Francisco Carlos Carvalho Melo, do gerente executivo da saúde, Benjamim Bento de Araújo Neto, dos coordenadores do SAMU Metropolitano, Luiz Roberto e Rodrigo Azevedo, do chefe de ortopedia da SESAP, Jean Válber e do diretor do Hospital Regional de Apodi, IvanildoLima.
O secretário Domício Arruda veio conhecer de perto os problemas da unidade hospitalar e iniciar o trabalho de implantação de políticas para recuperar o serviço de Saúde Pública na região Oeste do Estado.
Segundo a subsecretária de planejamento e gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Maria das Dores Burlamaqui de Lima há uma proposta de garantir a funcionalidade dos hospitais regionais de Assu, Caraúbas, Apodi e Pau dos Ferros, como forma de melhorar a funcionalidade do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) de Mossoró que já é referência na região Oeste do Estado nos tratamentos de neurocirurgia e ortopedia.
“Há atualmente no HRTM 60 pacientes na fila de espera para cirurgias eletivas na unidade e 87 que passaram pelo hospital e estão aguardando em casa”, informou o diretor técnico Thiago Abrantes Barbosa.
A nova direção recebeu metas da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para melhorar a qualidade e ampliar os serviços do hospital.
Segundo o diretor geral do Hospital Tarcísio Maia, Ney Robson, há um Plano de Ação que está sendo implantado no hospital e é resultado de uma série de avaliações realizadas pela atual administração. As pri
meiras e principais medi¬das desse plano já estão em vigor e já começam a dar resultados. São elas: parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, com o Hospital Regional da Polícia Militar, com o Governo do Esta-do, realização dos mutirões cirúrgicos e adoção de novos procedimentos internos, que resulte na injeção de recursos nas contas do hospital.
A nova direção recebeu metas da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para melhorar a qualidade e ampliar os serviços do hospital.
"A nossa maior intenção e a orientação da governadora é acabar de vez com essas filas de espera desses pacientes que estão sofrendo na espera pelo atendimento adequa-do", disse o diretor Ney Robson.
"O Hospital Tarcísio Maia tem 25 anos de fundação e a sua estrutura é a mesma desde a sua inauguração, com ressalva para algumas adequações e reformas. Lutaremos por mudanças e por um hospital que possa atender as necessidades da população que busca por ele ser atendido. A prioridade da nossa administração é, sobretudo, cuidar da vida dessas pessoas que necessitam de atendimento na saúde pública".
destaca o diretor Ney Robson.
O secretário de estado da saúde pública, Domício Arruda um dos graves problemas enfrentados pelo hospital Tarcísio Maia que é a ortopedia.
“A ortopedia é um dos graves problemas de assistência no Estado e reflete nas outras especialidades. No Tarcísio Maia há 40 pacientes internados. Estamos encarando este problema e vamos resolve-lo através de mutirão”, disse o secretário.
“Mossoró necessita de uma UTI pediátrica. É um compromisso da governadora Rosalba Ciarlini a construção de uma unidade materno infantil”, explicou o secretário Domício Arruda.
Depois do Hospital Tarcisio Maia, o secretário e comitiva visitaram as instalações do Hemocentro. Para os técnicos da unidade ele assegurou que haverá um avanço nos hemocentros porque já existem recursos disponíveis.
No Hospital Regional da Polícia Militar o secretário e demais autoridades foram recepcionados pelo médico Inavan Lopes.
O médico Inavan Lopes informou que o Hospital Regional da Polícia Militar (HRPM) dispõe de 20 leitos, um anestesiologista com 20 horas e um pediatra também com 20 horas.
“Vamos ser parceiros com o Hospital Tarcísio Maia, dando suporte aos pacientes de clínica médica e cirurgias eletivas”, disse Inavan Lopes.
Depois o secretário visitou as instalações do SAMU e foi recebido pelo coordenador o médico Luiz Gomes. O SAMU Mossoró conta com uma moto e três ambulâncias cadastradas no Ministério da Saúde.
Para o coordenador geral do SAMU Metropolitano, Luiz Roberto Mossoró necessita de duas equipes com duas motos cada.
Ao final, a prefeita de Mossoró, Fafá Rosado ofereceu um almoço à comitiva no Palácio da Resistência.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social
II URSAP DRT PB Nº. 604
Mat. Nº. 97.149/9

Secretário de Estado de Saúde, Domício Arruda em reunião com Diretor do HRTM
Ney Robson e outras autoriades de saúde de Mossoró e Região.
Foto: Carlos Costa

Secretário de Estado de Saúde, Domício Arruda em reunião com Diretor do HRTM
Ney Robson e outras autoriades de saúde de Mossoró e Região.
Foto: Carlos Costa
 
Secretário de Estado de Saúde, Domício Arruda em reunião com Diretor do HRTM
Ney Robson e outras autoriades de saúde de Mossoró e Região.
Foto: Carlos Costa

   Por Erialdo

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

REUNIÃO...


Iranilde Oliveira Campos, gerente da II URSAP em reunião com o Núcleo
de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho na tarde de 17/02/2011

Hoje à tarde, enquanto caía chuva sobre Mossoró, a gerente da II URSAP Iranilde Oliveira Campos e a assessora de recursos humanos Silvéria Lourdes se reuniam com o Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho para, junto com os membros da equipe, fazer um planejamento das ações para o ano de 2011.
Na pauta, diretrizes elencadas para serem realizadas visando o melhoramento de toda a estrutura funcional da II URSAP, dentro da Política Nacional de Humanização-PNH, do Ministério da Saúde.
O dinamismo e disponibilidade da gerente, bem como a sua receptividade às idéias do restante da equipe, são estímulos para que todos trabalhem e cooperem para o alcance das metas. Avante, pois.

Por Erialdo
De férias, a servidora da II URSAP, Maria Nilma, comemora em família hoje seu aniversário. A família e amigos fazendo festa.
Nós, colegas de trabalho da II URSAP, enviamos desejo de saúde, paz e sucesso.

Maria Nilma, servidora II URSAP
Foto: Socorro Costa
Por Erialdo

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PARABÉNS!!

O blog destaca hoje também o aniversário da Enfermeira Raquel Gurgel Soares Jácome, do quadro de servidores da SESAP, lotada no Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, em Caraúbas/RN.
A família e os amigos festejam a data e o Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho da II URSAP, em nome da Gerência deseja votos de saúde e sucesso.

Raquel Gurgel Soares Jácome é Enfermeira do
Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, Caraúbas/RN
Foto: Cedida

Por Erialdo

PARABÉNS!!!!

O blog parabeniza hoje pelo aniversário, duas profissionais competentes e queridas dentro da II URSAP:
A colega do NHQVT, psicóloga Patrícia Cunha e a Assessora do Setor Financeiro, Márcia Alves.
Pessoas humanas, amigas e do bem, tem o respeito de todos.
Em nome da gerência e de todos os servidores da II URSAP, o nosso carinho.

Márcia Alves, Assessora do Setor Financeiro da II URSAP

Patrícia Cunha, Psicóloga o NHQVT, II URSAP
Foto: Cedida


Por Erialdo

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CHUVAS... CUIDADO COM A DENGUE!

Chuva nesta tarde em Mossoró
Nesse instante cai uma chuva sobre Mossoró.
Apesar de não ser forte e servir para amenizar o calor, a chuva também nos leva a pensar nos cuidados que devemos ter para com a Dengue.
É que como todos sabem, o acúmulo de água em pequanos depósitos nas ruas e lixões, nos quintais e em calhas, esgotos e toda espécie de reservatório que fiquem abertos e expostos, podem servir como criadouro para o mosquito da Dengue.
Então, um recado nosso: CUIDADO! Verifique se em sua casa, oficina, armazém, terreno, ou qualquer local, não tem material que sirva de depósito para água e possível criadouro de larvas do mosquito.
A dengue é perigosa e depende muito do cuidado de cada indivíduo para sua erradicação.

por Erialdo

sábado, 12 de fevereiro de 2011

DICAS PARA CUIADORES DE ENFERMOS

Foto: Site promoview.com.br
O dia 11 de fevereiro é considerado o Dia Mundial do Enfermo.
Pensando nisso, o blog destaca algumas dicas que podem ser úteis aos cuidadores, visando assim, contribuir para com esse profissional, que dedica seu tempo no auxílio a pessoas que definitiva ou temporariamente necessitam do acompanhamento pontual de um cuidador. Eis, pois:
Divida responsabilidades: Não queira ser o super-herói nem ache que você é o único que sabe cuidar da pessoa. Peça ajuda a familiares e a amigos.
Informe-se: Se o idoso tiver alguma doença, informe-se sobre ela, pergunte ao méico, vá a grupos de apoio.
Tire folgas: Poe ser uma tarde, um dia, um fim de semana ou até férias.
Cuide-se e divirta-se: Exercite-se, alimente-se bem e vá ao médico com regulariade. Saia, frequente cursos e faça atividades de que gosta.
Aprenda a conviver com sentimentos comuns: É normal se irritar, perder a paciência às vezes e achar que não está fazendo tudo o que poderia. Não se cobre excessivamente.
Fonte: Extraído da pagela de 11/02/2011, da Folhinha do Coração de Jesus(Folhas Equilibrio, Folha de S. Paulo, 28/02/2008)

Por Erialdo.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DE VISITAS

Hospital Regional Hélio Marinho, em Apodi-RN.
Foto: 3ciapmrn.blogspot.com
Continuando o cronograma de visitas as Unidades de saúde dos municípios jurisdicionados à II URSAP, a Secretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Maria da Dores Burlamaqui de Lima e a Gerente da II URSAP, Iranilde de Oliveira Campos, cumprem agenda hoje visitando o Hospital Regional Hélio Marinho, em Apodí.
Na pauta, deliberações para a melhoria funcional da Unidade, bem como,  avaliação estrutural e das necessidades do hospital para que se desenvolva um bom atendimento aos usuários e população em geral.
“Nosso objetivo é conhecer cada realidade, para assim podermos reorganizar os serviços tornando-os mais eficazes ”, disse a Secretária.

Por Erialdo


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

AGRADECIMENTO

Agradecer é sempre um ato de respeito e reconhecimento. Principalmente quando participamos ativamente da sociedade informando e levando ao conhecimento de todos, notícias e ações que representam valores e norteam atitudes e gerenciam os órgãos públicos e privados, direcionando-os aos anseios da população em geral com benefícios para todos.
É o  que faz a equipe do Blog CaraúbasHotNews, prestando e dando sua contribuição a população  de Caraúbas e região e a sociedade em geral.
Este Blog agradece pelas postagens referentes a II URSAP, acreditando na parceria para levar a todos as informações sobre saúde e qualidade de vida a servidores e usuários em geral.
Obrigado pelo espaço em nome de todos da II URSAP.

Por Erialdo 

HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS TEM NOVO DIRETOR

Alfredo José Fernandes de Azevedo, nomeado Diretor
do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira, em Caraúbas/RN
A Excelentíssima Senhora Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Drª Rosalba Ciarlini, nomeou (conforme Portaria publicada dia 07 de feverero de 2011), o novo diretor do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira, em Caraúbas.
Trata-se do Sr. ALFREDO JOSÉ FERNANDES DE AZEVEDO.
Alfredo José já foi diretor do hospital de Caraúbas e assume o cargo pela segunda vez.
Conhecendo o Alfredo como conheço, tenho certeza que fará mais uma vez, um excelente trabalho aquele hospital e para a população de Caraúbas e região.
O Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho da II URSAP, em nome da Subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Srª Maria das Dores Burlamaqui de Lima e da Gerente, Srª Iranilde de Oliveira Campos, parabeniza Alfredo José e junta-se a ele nesta jornada com o desejo de fazer da saúde pública desta região, um diferencial para toda a população.
Em particular, ao meu amigo Alfredo, o desejo de sucesso.

Por Erialdo.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

TEMPO REAL...

Iranilde Campos, Gerente da II URSAP
Acontecendo neste instante no auditório da II URSAP, em Mossoró, o SEMINÁRIO REGIONAL DE ADESÃO AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE.
A Gerente da URSAP, Iranilde Campos, fez a abertura do evento destacando a importância do Programa, bem como a necessidade do empenho e responsabilidade dos Membros do GTI (Grupo de Trabalho Intersetorial) para a real efetivação do Programa.
Em seguida, a Coordenadora do PSE-II URSAP, Alda Sales, fez a saudação a todos os presentes e começou a discorrer sobre o assunto em pauta.
O Seminário acontecerá até o meio dia deste 07 de fevereiro.

Assistente Social Alda Sales, Coordenadora do PSE/II URSAP

Membros dos GTIs de nove municípios e técnicos da II URSAP,
participam de Seminário em Mossoró



 

 
Por Erialdo

Aniversário!!

Assistente Social, Roberta Fernandes
O blog destaca o aniversário da ex-gerente da IIURSAP, a Assistente Social Roberta Fernandes, ocorrido ontem, dia 06/02. Pessoa de grande estima de todos os servidores da II URSAP, ainda vale PARABÉNS pela data de ontem.

Por Erialdo

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

DIVULGANDO

Acontecerá na próxima segunda-feira, dia 07 de fevereiro de 2011, SEMINÁRIO REGIONAL DE ADESÃO AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA-PSE.
Segundo a coordenadora do Programa, na II URSAP, Alda Sales, o objetivo é apresentar o mesmo aos municípios contemplados na Portaria 3.696 de 25/11/2010 para que tomem conhecimentos da funcionalidade e aplicabilidade do Programa.
O evento será no auditório da II URSAP, em Mossoró, tendo início às 08h00.
O público alvo são os Grupos de Trabalho Intersetorial-GTI dos municípios e técnicos da II URSAP.
De acordo com a Portaria 3.696, são nove os municípios contemplados jurisdicionados à II URSAP. São eles:
Assu, Alto do Rodrigues, Campo Grande, Carnaubais, Itajá, Paraú, Porto do Mangue, Serra do mel e Tibau.
Por: Erialdo

Drogas contra hipertensão e diabetes do Aqui Tem Farmácia Popular serão oferecidas de graça

 


A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciam nesta quinta-feira (3), em Brasília, a gratuidade dos medicamentos contra hipertensão e diabetes disponíveis no Programa Aqui Tem Farmácia Popular. A iniciativa vai ganhar o slogan “Saúde não tem preço”.
Durante o anúncio, Padilha assinará portaria normatizando a oferta gratuita desses medicamentos. “O nosso objetivo é ampliar o atendimento à população como também estimular o uso adequado de medicamentos”, explica Padilha. “Com isso, será possível melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade dos brasileiros acometidos por hipertensão e diabetes, independentemente de eles serem usuários ou não do Sistema Único de Saúde”, acrescenta.
A relação dos produtos que passam a ser oferecidos gratuitamente à população será informada nos pontos de venda.
As medidas normatizadas pela portaria do Ministério da Saúde deverão ser implementadas pelos estabelecimentos conveniados até o próximo dia 14, período concedido para adaptação dos sistemas de vendas das farmácias conveniadas. As farmácias e drogarias que se adequarem antes desse prazo já poderão oferecer gratuitamente medicamentos contra hipertensão e diabetes aos usuários do programa.
Padilha também anuncia hoje a inclusão de mais uma drogaria no programa, a de número 15 mil. O Aqui Tem Farmácia Popular atualmente beneficia cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês. Destes, aproximadamente 660 mil são hipertensos e 300 mil, diabéticos.
O programa inclui 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e mais cinco doenças (asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma), além de fraldas geriátricas. Para ter acesso aos produtos é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica. (fonte: Do UOL Ciência e Saúde em São Paulo)

Por:Erialdo



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Posse...

Maria Das Dores Burlamaqui de Lima
Subsecretário de Planejamento e Gestão
da Secretaria de Estado da Saúde Pública
Quem também toma posse neste dia 2 de fevereiro em Natal, na sede da SESAP para exercer o cargo de Subsecretário de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública, é a Professora Maria das Dores Burlamaqui de Lima.
Dorinha Burlamaqui como é mais conhecida, já foi Gerente Executiva da Saúde do Município de Mossoró na gestão da Governadora Rosalba Ciarlini quando a mesma foi prefeita de Mossoró e também na primeira gestão da atual prefeita Maria de Fátima Rosado Nogueira (Fafá Rosado).
A Dorinha, nosso desejo de boas vindas e de sucesso na sua nova caminhada.
Erialdo Rebouças

Iranilde Campos assume Gerência da II URSAP


Iranilde de Oliveira Campos
Gerente da II URSAP
 No dia 31 de janeiro de 2011, assumiu a Gerência da II Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP) a Assistente Social Iranilde de Oliveira Campos em substituição a também Assistente Social, Roberta Fernandes da Silva.
Servidora do quadro efetivo da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) desde 1986, Iranilde Campos começou no Hospital Regional Tancredo Neves, hoje, Hospital Regional Tarcísio Maia.
Trabalhou nesta II URSAP logo no início e depois no extinto Centro de Saúde Reprodutiva de Mossoró. É também, coordenadora do Programa de Educação e Saúde da Gerência Municipal de Saúde de Mossoró.
Iranilde chega a II URSAP com a proposta de, ao lado de Maria das Dores Burlamaqui de Lima, Subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública, dinamizar, reorganizar e tornar funcional a estrutura dos serviços prestados pela URSAP aos municípios jurisdicionados, bem como, servidores e usuários em geral.
A posse acontecerá neste dia 2 de fevereiro, na Sede da SESAP em Natal.
Desejamos Boas Vindas e sucesso.

Erialdo Rebouças