O secretário estadual da Saúde Pública do RN, Domício Arruda, visitou quarta-feira (16) o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), o Hemocentro, o Hospital Regional da Polícia, o Centro Clínico Governador Lavoisier Maia e o SAMU de Mossoró. O HRTM integra a rede assistencial da SESAP.
A visita ao Hospital Regional Tarcísio Maia também contou com as presenças da subsecretária de planejamento e gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Maria das Dores Burlamaqui de Lima, da gerente da II URSAP, Iranilde de Oliveira Campos, do diretor geral Ney Robson Vieira de Alencar, do diretor técnico, Thiago Abrantes Barbosa, do diretor médico Milanez Cavalcanti, do secretário municipal da cidadania, Francisco Carlos Carvalho Melo, do gerente executivo da saúde, Benjamim Bento de Araújo Neto, dos coordenadores do SAMU Metropolitano, Luiz Roberto e Rodrigo Azevedo, do chefe de ortopedia da SESAP, Jean Válber e do diretor do Hospital Regional de Apodi, IvanildoLima.
O secretário Domício Arruda veio conhecer de perto os problemas da unidade hospitalar e iniciar o trabalho de implantação de políticas para recuperar o serviço de Saúde Pública na região Oeste do Estado.
Segundo a subsecretária de planejamento e gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Maria das Dores Burlamaqui de Lima há uma proposta de garantir a funcionalidade dos hospitais regionais de Assu, Caraúbas, Apodi e Pau dos Ferros, como forma de melhorar a funcionalidade do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) de Mossoró que já é referência na região Oeste do Estado nos tratamentos de neurocirurgia e ortopedia.
“Há atualmente no HRTM 60 pacientes na fila de espera para cirurgias eletivas na unidade e 87 que passaram pelo hospital e estão aguardando em casa”, informou o diretor técnico Thiago Abrantes Barbosa.
A nova direção recebeu metas da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para melhorar a qualidade e ampliar os serviços do hospital.
Segundo o diretor geral do Hospital Tarcísio Maia, Ney Robson, há um Plano de Ação que está sendo implantado no hospital e é resultado de uma série de avaliações realizadas pela atual administração. As pri
meiras e principais medi¬das desse plano já estão em vigor e já começam a dar resultados. São elas: parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, com o Hospital Regional da Polícia Militar, com o Governo do Esta-do, realização dos mutirões cirúrgicos e adoção de novos procedimentos internos, que resulte na injeção de recursos nas contas do hospital.
A nova direção recebeu metas da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para melhorar a qualidade e ampliar os serviços do hospital.
"A nossa maior intenção e a orientação da governadora é acabar de vez com essas filas de espera desses pacientes que estão sofrendo na espera pelo atendimento adequa-do", disse o diretor Ney Robson.
"O Hospital Tarcísio Maia tem 25 anos de fundação e a sua estrutura é a mesma desde a sua inauguração, com ressalva para algumas adequações e reformas. Lutaremos por mudanças e por um hospital que possa atender as necessidades da população que busca por ele ser atendido. A prioridade da nossa administração é, sobretudo, cuidar da vida dessas pessoas que necessitam de atendimento na saúde pública".
destaca o diretor Ney Robson.
O secretário de estado da saúde pública, Domício Arruda um dos graves problemas enfrentados pelo hospital Tarcísio Maia que é a ortopedia.
“A ortopedia é um dos graves problemas de assistência no Estado e reflete nas outras especialidades. No Tarcísio Maia há 40 pacientes internados. Estamos encarando este problema e vamos resolve-lo através de mutirão”, disse o secretário.
“Mossoró necessita de uma UTI pediátrica. É um compromisso da governadora Rosalba Ciarlini a construção de uma unidade materno infantil”, explicou o secretário Domício Arruda.
Depois do Hospital Tarcisio Maia, o secretário e comitiva visitaram as instalações do Hemocentro. Para os técnicos da unidade ele assegurou que haverá um avanço nos hemocentros porque já existem recursos disponíveis.
No Hospital Regional da Polícia Militar o secretário e demais autoridades foram recepcionados pelo médico Inavan Lopes.
O médico Inavan Lopes informou que o Hospital Regional da Polícia Militar (HRPM) dispõe de 20 leitos, um anestesiologista com 20 horas e um pediatra também com 20 horas.
“Vamos ser parceiros com o Hospital Tarcísio Maia, dando suporte aos pacientes de clínica médica e cirurgias eletivas”, disse Inavan Lopes.
Depois o secretário visitou as instalações do SAMU e foi recebido pelo coordenador o médico Luiz Gomes. O SAMU Mossoró conta com uma moto e três ambulâncias cadastradas no Ministério da Saúde.
Para o coordenador geral do SAMU Metropolitano, Luiz Roberto Mossoró necessita de duas equipes com duas motos cada.
Ao final, a prefeita de Mossoró, Fafá Rosado ofereceu um almoço à comitiva no Palácio da Resistência.
Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social
II URSAP DRT PB Nº. 604
Mat. Nº. 97.149/9
Secretário de Estado de Saúde, Domício Arruda em reunião com Diretor do HRTM Ney Robson e outras autoriades de saúde de Mossoró e Região. Foto: Carlos Costa |
Secretário de Estado de Saúde, Domício Arruda em reunião com Diretor do HRTM Ney Robson e outras autoriades de saúde de Mossoró e Região. Foto: Carlos Costa |
Secretário de Estado de Saúde, Domício Arruda em reunião com Diretor do HRTM Ney Robson e outras autoriades de saúde de Mossoró e Região. Foto: Carlos Costa |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.